Whatsapp lança função de criação de catálogo para venda de produtos. Veja como criar o seu

Agora é possível adicionar seus produtos no Whatsapp Business e divulgá-los com mais facilidade. Veja como.

MATÉRIA ORIGINALMENTE POSTADA NO SITE https://www.mirago.com.br

Recentemente o WhatsApp anunciou que as empresas que utilizam o WhatsApp Business poderia cadastrar seus produtos. Isso permite que a empresa crie um catálogo de produtos dentro do WhatsApp, facilitando a divulgação deles durante conversas com compradores interessados.

Se já existiam muitas vantagens no WhatsApp Business, agora as empresas veem mais um motivo para adotá-lo: a facilidade de divulgar seus produtos.

COMO CADASTRAR O SEU CATÁLOGO DE PRODUTOS?

Para utilizar o catálogo de produtos, sua empresa deve estar utilizando o WhatsApp Business. Em seguida, siga os passos abaixo.

  1. Acesse as configurações

    Abra o WhatsApp Business. Clique no ícone “⋮” (três pontinhos) no canto superior direito e em seguida em Configurações > Configurações da empresa.

  2. Acesse o Catálogo

    Clique na opção Catálogo. Esta opção já deve estar liberada para todos os usuários, caso ainda não esteja liberada para você tente atualizar seu aplicativo.

  3. Adicione um Produto ou Serviço

    Na tela Gerenciar Catálogo, clique no botão Adicionar Produto ou Serviço.

  4. Preencha as informações do Produto/Serviço

    Você pode incluir uma ou mais fotos desse produto, além do Nome e Preço. Clicando na opção Mais campos vão aparecer novas opções como DescriçãoLink e Código do produto ou serviço.
    Após preencher os campos desejados, clique em Salvar.

  5. Compartilhe seus produtos durante uma conversa

    Depois de cadastrar seus produtos, você poderá compartilhar seus produtos durante qualquer conversa. Basta clicar no ícone de anexar (clips) e selecionar a opção Catálogo. Em seguida, escolha qual produto deseja enviar e pronto.

PASSO A PASSO ILUSTRADO

Abra o WhatsApp Business
Abra o WhatsApp Business e clique no “⋮” (ícone dos três pontinhos) no canto superior direito
Acesse as Configurações do WhatsApp Business
Clique em Configurações
Acesse as Configurações de empresa
Selecione a opção Catálogo no WhatsApp Business
Selecione a opção Catálogo
Clique no botão Adicionar Produto ou Serviço
Cadastre as informações do seu produto ou serviço. Clique me Mais campos para exibir mais opções.
Informações adicionais do produto no catálogo do WhatsApp Business
Caso deseje, você pode incluir as informações adicionais
Seus produtos cadastrados aparecerão no Catálogo
Durante uma conversa, agora é possível anexar um produto do catálogo. Basta clicar no ícone Anexar (clips) e escolher a opção Catálogo
Durante uma conversa, agora é possível anexar um produto do catálogo. Basta clicar no ícone Anexar (clips) e escolher a opção Catálogo
Selecione o produto que deseja enviar no WhatsApp Business
Selecione o produto que deseja enviar
Seu produto será compartilhado e já pode ser visualizado pelo cliente.
Pronto. Seu produto será compartilhado e já pode ser visualizado pelo cliente.

DÚVIDAS COMUNS

É possível vender diretamente pelo WhatsApp?

Não. Por enquanto ainda não é possível transacionar diretamente dentro do WhatsApp. Embora isso esteja dentro dos planos da empresa, esse recurso ainda não se encontra disponível. Portanto, para fazer o pagamento, seu cliente deve utilizar qualquer outro método.

O WhatsApp pode calcular o frete?

Não. Gerenciar múltiplas conversas com potenciais compradores pode ser desgastante. Calcular frete para cada um deles pode consumir muito tempo. Por enquanto a ferramenta ainda não te ajuda a realizar essa tarefa.

O WhatsApp cobra para utilizar o Catálogo de Produtos?

Não. A utilização do recurso Catálogo de produtos é gratuita, assim como a utilização do WhatsApp Business.

Preciso usar o WhatsApp Business para utilizar o Catálogo?

Sim. Para utilizar esse recurso você precisa do WhatsApp Business e ter o app atualizado para a versão mais recente.

Preciso de um CNPJ para utilizar o Catálogo do WhatsApp?

Não. Qualquer um que possua uma conta WhatsApp Business está apto a utilizar esse recurso.

Deixe uma resposta

Tem alguma dúvida?