Tendências de Marketing Digital para 2020

Matéria originalmente postada em https://www.jornalcontabil.com.br/

Maketing Digital 2020

  1. Tendências Importantes

    O Que Vai Acontecer (e o Que Ninguém Está Comentando)

Mas o negócio é o seguinte: eu também leio a maioria dos blogs de marketing mais famosos, sigo todos os canais de marketing no YouTube e ouço os mesmos podcasts que você.

E eu percebi que poucas pessoas realmente estão falando sobre o que vai acontecer em 2020.

Claro, eles vão dizer que a busca por voz vai representar mais de 50% das buscas ano que vem, mas todas essas coisas já foram discutidas.

E tem até mais tendências interessantes que vão afetar seu marketing e sobre as quais ninguém anda falando.

E que tendências são essas? O que vai acontecer em 2020?

Lá vai…

Tendência nº 1: Empresas que dependem do Google Analytics vão perder para a concorrência

Todos nós adoramos o Google Analytics.

Eu adoro tanto que eu entro pelo menos 3 ou 4 vezes por dia. E aí entra a parte ruim: eu recebo tanto tráfego que meu Google Analytics só atualiza uma vez por dia.

Eu só preciso me livrar desse hábito, mas isso fica para depois.

Você deve estar se perguntando qual o problema do Google Analytics?

Não tem praticamente nada de errado. É uma ótima ferramenta, considerando que é gratuita.

Mas o negócio é o seguinte… O marketing vem passando por mudanças. Novos canais estão sempre surgindo, bem como a busca por voz.

E as transações não são mais tão simples quanto alguém que vem, compra algo de você, e pronto.

Hoje em dia, existem coisas como upselling, downselling, compras recorrentes, e até checkout bumps. Além disso tudo, existem tantas formas de gerar receita para seu negócio online, como parcerias, marketing de afiliados e até webinários.

Isso fez com que empresas começassem a usar soluções de métricas que casassem melhor com suas bases de dados, como a Amplitude. Ou, melhor ainda, dando um impulso grande de business intelligence.

Um lugar central onde você pode amarrar todos os seus dados e tomar decisões mais embasadas para otimizar seu lifetime value no lugar da sua receita a curto prazo.

Em 2020, você vai ver mais empresas adotando soluções de business intelligence… Sejam elas pagas ou gratuitas, como o Google Data Studio.

Se você nunca usou o Data Studio, eu recomendo começar agora mesmo, porque fica fácil de concentrar todos seus dados de negócio e marketing em um só lugar. Por exemplo, você pode enviar mais dados granulares das suas campanhas de anúncio do Facebook para o Data Studio, algo que seria meio difícil de se fazer com o Google Analytics.

Tendência nº 2: Empresas vão otimizar para busca por voz, mas não para receita

De acordo com a ComScore, mais de 50% dos usuários de busca em 2020 vão vir da busca por voz. Mas essa tendência não é tão nova assim… As pessoas vêm falando dela há anos.

Qual o grande lance então?

Otimizar para busca por voz é uma ótima forma de expor mais sua marca, mas como isso vai converter em vendas?

Eu ainda não encontrei muita solução quanto a capitalizar em cima do seu tráfego de busca por voz, mas até o momento temos o Jetson.ai.

Se você não conhece o Jetson.ai, ele possibilita que as pessoas comprem do seu site usando busca por voz. Independente de ser a Alexa ou o Google Home, eles trabalham com os principais dispositivos.https://vimeo.com/339654363

O mais legal do Jetson.ai é que ele consegue aprender com cada cliente e personalizar as interações.

Por exemplo, se eu peço sempre a mesma pasta de dentes em uma loja específica usando a busca por voz, o Jetson.ai guarda essa informação para que você possa sempre pedir esse produto sem praticamente nenhum obstáculo.

É até mais fácil do que ligar o computador ou pegar o celular para fazer uma compra.

Tendência nº 3: Suas listas também não vão converter, então você vai precisar buscar canais alternativos de comunicação 

Email: algo que todos nós usamos no mundo corporativo.

Mas tem uma coisa interessante sobre emails de marketing. Eu estou em um grupo com um pouco mais de 109 profissionais de email marketing de diferentes áreas em diferentes partes do mundo.

E adivinha o que todos eles têm percebido?

Nossas taxas de abertura têm se mantido praticamente as mesmas e isso se dá basicamente porque todos nós sabemos como limpar e otimizar para entregabilidade.

Mas nossas taxas de cliques estão caindo.

Enquanto grupo, vimos nossa taxa de cliques cair 9,4% em 2019.

É inacreditável, levando em consideração que, como grupo, temos mais de 146 milhões de endereços de email.

Isso quer dizer que o email acabou?

Claro que não!!!

O email veio para ficar e vai ser assim ainda por muito tempo.

Mas o que as empresas vão ter que fazer em 2020 é usar mais canais de comunicação diferentes.

Chatbots vão deslanchar de vez. Não necessariamente os Intercom’s ou Drift’s da vida, e sim soluções como o ManyChat e o MobileMonkey.

O ManyChat e o MobileMonkey usam o Facebook Messenger e, por se conectarem pelo Instagram e pelo WhatsApp, vão se tornar ainda mais conhecidos.

Além dos chatbots, você vai ver mais gente usando ferramentas que permitem notificações push, como o Subscribers.

O negócio é sério, dá uma olhada no impacto que eu já consegui gerar a partir de notificações push usando o Subscribers.

Você pode esperar até o ano que vem para usar chatbots e notificações push, mas eu recomendo você começar o mais cedo possível. 😉

Tendência nº 4: Fossos praticamente não vão mais existir, com exceção das marcas

Você provavelmente já ouviu a palavra “fosso”. Se não ouviu, é só pensar em água ao redor de um castelo.

Antigamente, mantinha-se água em volta de todo o castelo e se usava uma ponte para entrar e sair dele, como forma de se proteger de invasores.

Com seu negócio, você pode ter um fosso. Pode ser uma funcionalidade, sua estrutura de custos, uma vantagem tecnológica ou até uma vantagem de marketing.

Ao longo dos anos, fossos no universo online vêm desaparecendo aos poucos.

Hoje em dia, é fácil para qualquer pessoa copiar. Então o que te separa dos seus concorrentes?

Algo pode funcionar agora, mas não vai durar para sempre…

Você sabe o que vai continuar sendo um fosso firme em 2020, e ainda mais firme no futuro?

O branding.

As pessoas compram tênis do Michael Jordan porque elas amam o Michael Jordan. Sua marca está mais forte do que nunca, apesar de ele não jogar na NBA há mais de 16 anos.

Os tênis dele são uma febre tão grande que o ajudaram a elevar seu valor líquido a um bilhão de dólares. Além do que, ser dono de um time de basquete não faz mal nenhum. 😉

Mas o mais interessante é que ele ganhou mais dinheiro depois da aposentadoria do que ele havia ganho como jogador de basquete.

E não foi só o Jordan que criou uma marca forte… As Kardashians também.

Kylie lançou uma empresa bilionária, de acordo com a Forbes, tudo graças à sua marca pessoal. Sua empresa de cosméticos não tem nada de revolucionário. Ela só tem uma marca forte que ela sabe monetizar.

O mesmo se aplica a empresas como Nike, Ferrari, Tesla, American Express… a lista é enorme.

É por isso que empresas gastam mais de 10 bilhões de dólares por ano com marketing de influenciadores.

Dê uma olhada na minha agência NP Digital. Ela é literalmente uma das agências de publicidade que mais crescem atualmente. E quando eu vejo os números dos meus concorrentes, vejo que estamos crescendo em um ritmo muito mais acelerado por causa da minha marca.

Sim, temos uma equipe incrível, mas, repito, isso não é necessariamente um fosso, porque muitas empresas têm ótimas equipes. Foi a minha marca que nos deu o verdadeiro pontapé inicial e continua, eu espero, nos levando para frente.

Você deve ter como meta construir uma marca em 2020. Seja ela pessoal ou corporativa, é o melhor fosso que você pode criar no marketing. Além disso, vai te ajudar com o EAT do Google.

Tendência nº 5: O marketing vai se tornar um jogo mais equilibrado, e você não vai ter escolha se não usar automação

Quando eu comecei como empreendedor, eu busquei o SEO porque eu não conseguia pagar caro por publicidade como os meus concorrentes.

Na verdade eu não conseguia sequer veicular anúncios pagos.

Ao longo dos anos, o jogo foi ficando mais equilibrado.

Existem empresas de cartão de crédito, como a Brex, que tornam mais fácil para as startups conseguirem limites mais altos sem ter que pagar imediatamente.

Exitem empresas financeiras que te dão dinheiro para gastar com marketing, para que empresas sem investimento externo sejam capazes de competir.

Existem até empresas como a Lighter Capital, que oferece empréstimos sem aquela dor de cabeça, com base na sua receita existente.

E, além disso tudo, soluções de software estão começando a integrar inteligência artificial para fazer recomendações melhores. Do Clickflow e do RankScience ao Distilled ODN… Todo mundo está tentando usar IA para fazer SEO e outras formas de marketing.

Para se ter uma noção, a BrightEdge consegue inclusive automatizar seu SEO (ou pelo menos grande parte dele). De acordo com eles, sua solução automatizada de SEO aumenta as visualizações de página por visita em 60%, e também coloca 21% mais palavras-chave na primeira página.

Tenha em mente que os clientes deles são bem grandes (o software deles começa na casa dos milhares de dólares por mês), então eles provavelmente têm resultados melhores do que a maioria das empresas, mas, ainda assim, você vai começar a ver muito mais empresas usando IA.

Mesmo com o Ubersuggest, eu estou trabalhando para criar IA que faz todo o SEO para você, para você não precisar mais gastar todo o seu tempo e, ao mesmo tempo, economizar milhares de dólares.

Ou seja, o jogo do marketing está ficando mais equilibrado. E se você quer ter sucesso, você vai precisar usar IA e automação.

Se todo mundo estiver usando e você não, você vai ficar para trás, porque as mudanças vão acontecer mais rápido e de forma mais precisa do que as feitas por humanos. E, repito, é a única opção que você tem se quiser continuar no jogo.

Mas não se preocupe, vão existir soluções acessíveis ou gratuitas, é só uma questão de tempo. 😉

Se todo mundo estiver usando a mesma tecnologia de IA de marketing, como você pode superar seus concorrentes?

Bom, aí vai depender de todo o resto… Preço, atendimento ao cliente, upselling, operação, vendas… São todas as pequenas coisas que vão te ajudar a alcançar o sucesso.

Fonte: https://neilpatel.com/br/blog/tendencias-de-marketing-para-2020/

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