Especialista de comércio eletrônico apresenta dicas para planejar vendas

Especialista de comércio eletrônico apresenta dicas para planejar vendas

Postado originalmente em Blog dos Correios

Conhecido no mercado como “mago do e-commerce”, o especialista em varejo eletrônico e professor universitário, Cristopher Neiverth, foi o convidado desta quinta-feira (15), da live da série AproxiMe, realizada pelos Correios. O objetivo do evento online, transmitido no canal oficial da empresa no Youtube, é apoiar pequenos e médios empreendedores neste momento desafiador, em razão da pandemia.

Durante a live, Cristopher Neiverth deu dicas de como prever e gerir melhor as vendas online, do planejamento ao estoque. No início da sua apresentação, o especialista pontuou que, antes de mais nada, é importante entender as mudanças de comportamento do consumidor, o que ele quer e onde está comprando: pelo site, WhatsApp ou aplicativo, por exemplo.

Segundo Neiverth, hoje o e-commerce tem três componentes importantes: device (celular, tablet, computador), meio de pagamento e internet. E eles estão nas mãos dos consumidores, por meio dos 229,2 milhões de smartphones no país, com uma média de 4 horas por dia de navegação na web.

Estabeleça metas de vendas

De forma prática, Neiverth apresentou os passos básicos do planejamento das vendas online, começando pela definição de metas de vendas. A receita anual, de acordo com o especialista, deve ser dividida mensalmente de acordo com a sazonalidade de cada negócio. Cabe ao empreendedor definir suas metas de ticket médio, taxa de conversão e porcentagem de pedidos pagos para alcançar a receita mensal determinada.

Cristopher também destacou a importância de saber analisar qual categoria é mais vendida pelo seu negócio e qual produto dentro da categoria tem maior participação de venda.

Calcule e planeje o seu estoque

A importância de saber calcular e planejar o estoque também foi enfatizada. Segundo o especialista, estoque não se refere apenas ao número de itens necessários para um período específico de vendas: é preciso verificar, também, o prazo de entrega do fornecedor e o que já está no estoque.

Para ilustrar o tema, ele fez uma analogia com o planejamento para realizar uma festa em casa. Previamente, deve-se verificar o que já se tem na despensa e o que é possível aproveitar e definir qual a quantidade de cada produto, para não comprar mais que o necessário.

Nesse processo, você pode identificar, por exemplo, que algumas bebidas estão ruins ou perderam o gosto. Durante a festa é possível observar ainda quais produtos as pessoas consumiam mais e quais estavam sendo deixados de lado.

Identifique o ciclo de vida do seu produto

O exemplo da festa demonstra que as características de um produto se modificam bastante durante o seu ciclo de vida. Assim, toda a estratégia em torno dele precisa levar em conta as questões específicas de cada um. O que, segundo Neiverth, nos leva à curva ABC, uma das técnicas mais utilizadas para controle e organização de vendas, estoque, clientes e compras.

A classificação da curva é feita com base na importância de cada produto. O grupo A é o de maior importância, que consiste em selecionar 20% do total de produtos que juntos correspondem a 80% das suas vendas. O grupo B é o de importância média, curva que deve ser preenchida com 30% dos itens que juntos equivalem a 15% do total do seu faturamento. Já o grupo C é o de menor relevância para sua empresa: 50% do total dos itens que juntos vão equivaler a apenas 5% das vendas.

“Com o planejamento pronto, o foco agora é vender, em um ambiente desafiador que funciona 24 horas. Por isso, mantenham sempre a atenção nas suas metas e ao alcançá-las voltem ao início do processo”, resumiu o especialista, ao final da sua apresentação.

Para acessar a live na íntegra, acesse o canal dos Correios no Youtube e confira esse e outros conteúdos gratuitos sobre o universo do comércio eletrônico. Dúvidas e sugestões sobre as lives do programa AproxiME podem ser enviadas para o e-mail [email protected].

A próxima live dos Correios será realizado no dia 29/4, com o especialista em mercado digital Rodrigo Maruxo, da empresa MRX Consultoria de Treinamento, que vai falar sobre “planejamento e gestão de um negócio: das vendas até a operação”.

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