Gerenciamento de pedido

Gerenciamento de pedidos

Os pedidos são criados quando um cliente conclui o processo de checkout e ficam visíveis para os usuários com apenas funções de administrador e gerente de loja. Cada pedido recebe um ID de pedido exclusivo  .

Os IDs de pedidos não são seqüenciais, pois usam a abordagem padrão de ID do WordPress. Para números de pedidos sequenciais, você pode usar o  Sequential Order Numbers Pro .

Status dos pedidos

Um pedido também tem um status . Os status do pedido informam a que distância o pedido está, começando com “Pagamento pendente” e terminando com “Concluído”. Os seguintes status do pedido são usados:

  • Pagamento pendente  – Pedido recebido, nenhum pagamento iniciado. Aguardando pagamento (não pago).
  • Falha – O pagamento falhou ou foi recusado (não pago) ou requer autenticação (SCA). Observe que esse status pode não ser exibido imediatamente e, em vez disso, ser exibido como Pendente até ser verificado (por exemplo, PayPal).
  • Processamento  – O pagamento recebido (pago) e o estoque foram reduzidos; o pedido está aguardando cumprimento. Todos os pedidos de produtos requerem processamento, exceto aqueles que contêm apenas produtos  virtuais e para download .
  • Concluído  – Pedido cumprido e concluído – não requer nenhuma ação adicional.
  • Em espera  – Aguardando pagamento – o estoque é reduzido, mas você precisa confirmar o pagamento.
  • Cancelado – cancelado por um administrador ou pelo cliente – o estoque é aumentado, nenhuma ação adicional é necessária.
  • Reembolsado – Reembolsado por um administrador – nenhuma ação adicional é necessária.
  • Autenticação necessária – Aguardando ação do cliente para autenticar a transação e / ou concluir os requisitos de SCA.

Diagrama visual para ilustrar status de pedidos

Essa representação visual segue um pedido através de seus status de “Pagamento pendente” para “Concluído”, “Cancelado” ou “Reembolsado”.

Status de pedidos e gateways de pagamento

Mais sobre como os status dos pedidos se relacionam com os gateways de pagamento na seção Solução de problemas .

Status de pedidos e e-mails

Saiba mais sobre os diferentes emails enviados automaticamente em Configurações de email .

Se você estiver usando o PayPal e os pedidos estiverem em Pendente, pode haver um problema de IPN. Consulte a seção de solução de problemas em  Depurando problemas de IPN .

Visualizando e gerenciando vários pedidos

Visão geral dos pedidos

Quando uma loja começa a receber pedidos, a página de gerenciamento de pedidos começa a ser preenchida. Vá para:  WooCommerce> Pedidos .

Cada linha exibe vários detalhes. Alguns estão lá por padrão, outros podem ser adicionados. Estas são as opções disponíveis:

  • Número do pedido e nome do cliente,
  • Data da compra,
  • Status do pedido,
  • Endereço de cobrança,
  • Endereço de entrega,
  • Total da compra e
  • Ações.

Para alterar essas colunas:

  • Vá para: WooCommerce> Pedidos .
  • Selecione Opções de tela no canto superior direito.
  • Selecione quais colunas mostrar.
  • Selecione quantos itens você deseja exibir em cada página.
  • Em seguida, aplique .

Filtrar e organizar pedidos

Filtre os pedidos por Data (mês / ano) ou por cliente registrado .

  • Selecione o mês ou procure um cliente .
  • Selecione filtro .

Organize os pedidos em ordem crescente ou decrescente por Número do pedido , Data ou Total , selecionando o cabeçalho.

Observe que a coluna “Total” não leva em consideração o valor reembolsado.

Clique no número do pedido e no nome do cliente para ver a página Pedido único , onde você também pode Editar detalhes do pedido, Atualizar status e Adicionar anotações . Mais detalhes sobre isso em Exibindo e editando pedidos únicos .

Visualização de pedidos

As linhas de pedidos têm um “olho” na visualização .

Clicar em  Visualizar  abre um Modal , contendo o número do pedido, o status do pedido, os detalhes da cobrança, a forma de pagamento, os detalhes da remessa, a remessa, os itens solicitados e a opção de alterar o status do pedido.

Status do pedido na visão geral

Os status dos pedidos são codificados por cores e descritivos.

  • Cancelado – cinza
  • Concluído – Azul
  • Falha – vermelho
  • Em espera – laranja
  • Pagamento pendente – cinza
  • Processamento – Verde
  • Reembolsado – Cinza

Ações do pedido

Passar o mouse sobre um  status de um pedido exibe as  anotações feitas no pedido.

No final de uma linha, há botões de atalho para marcar rapidamente os pedidos como Processando ou Concluído .

Visualizando e editando um único pedido

Na página Pedido único, você não pode apenas visualizar todos os dados do pedido, mas também editar e atualizar.

  • Mude o status do pedido.
  • Editar itens do pedido – modifique o produto, preços e impostos.
  • Estoque – Reduza e restaure o estoque de um pedido
  • Ações do pedido – envie os detalhes do pedido por e-mail ao cliente (útil se você criar manualmente um pedido para seus clientes) ou gere novamente as permissões de download
  • Modifique o Meta do produto para editar variações do produto removendo e adicionando meta
  • Aplique cupons. Você precisará conhecer o código do cupom para aplicar ao pedido. As contagens de uso de cupons são rastreadas e os cupons também podem ser removidos dos pedidos. Nota: o pedido deve ser pago para que os cupons afetem
  • Adicionar taxa. Você pode inserir um valor ou porcentagem para adicionar uma taxa a um pedido. Taxas negativas dividirão os impostos entre todos os outros itens e não farão com que o total do carrinho fique abaixo de zero

detalhes do pedido

Visualizando Detalhes do Pedido

O painel Detalhes do pedido , você pode visualizar:

  • Número do pedido
  • Detalhes do pagamento
  • Data e hora do pedido
  • Status do pedido
  • Detalhes do cliente:
    • Nome de usuário e e-mail, juntamente com um link para visualizar seu perfil e outras compras que o cliente pode ter feito no passado
    • Detalhes de faturamento
    • Detalhes de envio

Editando detalhes do pedido

A maioria dos detalhes nesta seção pode ser atualizada e / ou alterada.

  • Para alterar a data e a hora, use o seletor de datas suspensas e os seletores de quantidade para a hora.
  • Para alterar o status, escolha o status correto no menu suspenso.
  • Para alterar o cliente, selecione o cliente atual e procure o novo cliente.

Em “Faturamento” e “Remessa”, vários outros detalhes podem ser alterados. Para fazer isso, selecione o ícone de lápis ao lado de cada um deles.

  • Em “Faturamento”, os seguintes itens podem ser alterados:
    • Endereço de cobrança – isso também pode ser carregado no perfil do cliente, selecionando “Carregar endereço de cobrança”
    • O email
    • Número de telefone
    • Método de pagamento e detalhes
  • Em “Remessa”, os seguintes itens podem ser alterados:
    • Endereço de entrega – também pode ser carregado no perfil do cliente ou copiado do endereço de cobrança
    • Nota fornecida pelo cliente

Depois de fazer as alterações necessárias, selecione Atualizar para atualizar o pedido.

Itens e totais de pedidos

Visualizando itens do pedido

O próximo painel na página do pedido é o painel Itens do Pedido . Ele contém os itens do produto, os detalhes da remessa e o resumo do pedido.

  • Cada linha de item do produto lista:
    • Imagem do Produto
    • Nome do Produto
    • Custo de um único produto
    • Quantidade
    • Total (custo x quantidade, com descontos considerados)
    • Impostos
  • Abaixo disso, os detalhes da remessa são exibidos. Isso incluirá:
    • Método de envio
    • Itens em caixa
    • Custo total
    • Impostos
  • A última seção contém uma visão geral dos custos do pedido . Esta seção será alterada se um pedido for reembolsado. Por padrão, ele inclui:
    • Subtotal de itens – custo excluindo impostos
    • Cupom (s) – valor deduzido com base no uso de cupons; os cupons usados ​​são exibidos à esquerda nesta seção
    • Remessa – o custo de remessa do pedido
    • Impostos – o valor dos impostos para todo o pedido; este será substituído pelo código de imposto aplicado ao pedido
    • Total do pedido – o total dos custos acima
    • Finalmente, abaixo da linha, uma visão geral do que é pago e as taxas cobradas pelos gateways de pagamento

Edição ou adição de itens de pedidos

Além do reembolso, os itens do pedido não podem ser editados, a menos que o status do pedido seja “Pagamento pendente” ou “Em espera”.

Itens do produto. Selecione o ícone de lápis ao lado de uma linha de produtos para editar.

Os seguintes itens do produto podem ser editados:

  • Adicionar meta – adicione e remova meta para alterar as opções de variáveis ​​do produto.
  • Quantidade – Número de itens que o cliente está comprando.
  • Total – preço e imposto de linha antes  dos descontos antes dos impostos.
  • Imposto – Custo tributário. Por exemplo, se um cliente é isento de impostos, convém remover os impostos.

Outras ações. Em seguida, você pode executar quatro ações na parte inferior desta janela:

  • Adicionar item (s) – isso mostrará seis novas opções:
    • Adicionar produto (s) – adicione produtos adicionais ao pedido.
    • Adicionar taxa – adicione uma taxa adicional, como embrulho de presente.
    • Adicionar remessa – Adicione um custo de remessa. Quando você fizer isso, selecione o ícone de lápis para atualizar o nome, o método, o custo e o imposto.
    • Adicionar imposto – adicione um código de imposto adicional a cada seção do pedido.
    • Cancelar – Cancele se você não quiser fazer alterações.
    • Salvar – Salve quando as alterações forem feitas.
  • Depois de fazer isso, selecione Recalcular para garantir que todas as alterações sejam refletidas nos totais do pedido.
  • Aplicar cupom – Se o seu cliente esqueceu de adicionar o cupom, ou você deseja recompensá-lo antes do pagamento, selecionar esta opção mostrará um modal que permite aplicar um código de cupom.
  • Reembolso – para reembolsar o cliente. Para obter mais informações sobre reembolsos manuais e automáticos, consulte  Reembolsos do WooCommerce .

Os campos personalizados

Para adicionar meta-campos personalizados, use a metabox Campos Personalizados :

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Notas de pedidos

O painel Notas do pedido exibe as notas anexadas ao pedido e pode ser usado para armazenar detalhes do evento, como resultados de pagamento ou reduzir os níveis de estoque ou adicionar notas ao pedido para os clientes visualizarem. Alguns gateways de pagamento também adicionam notas para depuração.

Os seguintes tipos de notas são possíveis:

  • Roxo : avisos de status do sistema, como detalhes do gateway de pagamento.
  • Cinza : atualizações gerais de status, como alterações de status ou notas particulares. Os clientes não veem essas notas, mas podem receber notificações sobre elas, por exemplo, quando o status muda de processado para concluído, um e-mail pode ser enviado (dependendo das suas configurações).
  • Azul : notas para o cliente. Os clientes recebem notas por e-mail, mas podem visualizá-las visualizando um pedido ou usando a página de rastreamento de pedidos do WooCommerce.

O Notes pode ser uma ferramenta poderosa para se comunicar com clientes ou outros gerentes de loja. Precisa adicionar um número de rastreamento para envio? O estoque está atrasado? Adicione uma nota do cliente e elas serão notificadas automaticamente.

Para adicionar uma nota,

  • Use a área de texto para adicionar o conteúdo da nota.
  • Selecione Nota particular ou Nota para o cliente no menu suspenso.
  • Selecione Adicionar .

Adicionando um pedido manualmente

Para adicionar um pedido:

  1. Vá para: WooCommerce> Pedidos .
  2. Use  Adicionar novo  na parte superior da página. A página Ordem única é exibida.
  3. Insira detalhes do cliente, adicione itens de linha, aplique cupons, aplique taxas e calcule totais. São os mesmos que os Editando ou Adicionando Itens do Pedido .
  4. Defina um status  para o novo pedido, por exemplo, se precisar ser pago, use “Pagamento pendente”.
  5. Salve .

Use o menu suspenso Ações do pedido para enviar detalhes do pedido por e-mail ao cliente com instruções de pagamento.

Pagando por um pedido

Os pedidos com “Pagamento pendente” podem ser pagos através do link de pagamento.

Como gerente da loja, você pode encontrar este link na visão geral do pedido:

  • Se o cliente for um convidado, qualquer pessoa com o link certo poderá visualizar a página de pagamento e pagar pelo pedido.
  • Se o cliente estiver registrado no seu site,
    • Somente este cliente poderá ver o link de pagamento depois de fazer login.
    • O cliente também pode encontrar o pedido em: Minha conta> Pedidos .

Se o cliente estiver atribuído ao pedido, ele será solicitado a fazer login antes de pagar:

Remoção de dados pessoais

A partir do WooCommerce 3.4+, é possível remover os dados do cliente.

  • Vá para: WooCommerce> Configurações> Contas e privacidade .
  • Ativar Permitir que dados pessoais sejam removidos em massa de pedidos .
  • Salve as alterações.

Esta opção está agora disponível para pedidos:

  • Vá para: WooCommerce> Pedidos .
  • Selecione os pedidos que precisam de dados pessoais removidos.
  • Selecione Ações em massa> Remover dados pessoais .
  • Selecione Aplicar .

Observe que, depois que você pressionar Aplicar, isso removerá os dados pessoais sem aviso adicional. Os pedidos aparecerão na tela Pedidos assim:

Em um pedido individual, os dados são atualizados assim:

  • Os pedidos com falha ,  pendentes e  cancelados  que forem limpos serão movidos para a  lixeira .
  • Os  pedidos concluídos que forem limpos serão  anonimizados,  para que as estatísticas de vendas não sejam afetadas (como acima).
  • Contas inativas  serão  excluídas . Uma conta inativa é aquela que não foi conectada ou que não fez pedidos pelo tempo especificado.

A remoção de dados pessoais pode ser associada automaticamente a solicitações de exclusão de conta. O WordPress permite excluir os detalhes do usuário, mediante solicitação, em Ferramentas> Apagar dados pessoais . Agora, essa remoção também pode ser associada aos pedidos deste usuário.

  • Vá para: WooCommerce> Configurações> Contas e privacidade .
  • Em Solicitações de exclusão de conta :
    • Ative Remover dados pessoais dos pedidos mediante solicitação , se você também desejar remover os dados do pedido quando isso for feito
    • Ative Remover acesso a downloads mediante solicitação , se o cliente não puder mais acessar os links de download depois que seus dados pessoais forem removidos.

A retenção de dados pessoais também pode ser automatizada.

  • Vá para: WooCommerce> Configurações> Contas e privacidade
  • Em Retenção de dados pessoais , defina limites para contas inativas e para pedidos com status diferentes.
  • Salve as alterações.

Se ativada, essa limpeza será executada por meio de um trabalho cron diário. As contas inativas são rastreadas usando metadados e apenas as contas de assinantes / clientes são removidas.

Pedidos em vários sites

A partir do  WooCommerce 3.4 +, agora existe um widget que aparece no Painel que mostra informações sobre pedidos de todos os sites. Você pode clicar em um pedido para ser levado aos detalhes do pedido nesse site.

Solução de problemas

Compreendendo os status de pedidos em relação aos gateways de pagamento

STATUS DESCRIÇÃO COMENTÁRIOS DO GATEWAY DE PAGAMENTO
EM ESPERA Aguardando pagamento – o estoque é reduzido, mas você precisa confirmar o pagamento Geralmente visto nas formas de pagamento quando você precisa confirmar manualmente, como BACS (transferência bancária) ou cheque. 

Você também verá isso quando o gateway estiver configurado para autorizar, em vez de capturar uma cobrança: o proprietário da loja precisará alterar manualmente o status para processamento.

PENDENTE Pedido recebido (não pago). A maioria dos gateways reportará e definirá o status do pedido como Processando (pagamento bem-sucedido) ou Falha (pagamento sem êxito). Se a loja nunca receber nenhum dos sinais, ela manterá o status Pendente .

Isso costuma ser uma configuração incorreta dos URLs de notificação de pagamento ou um conflito de plug-in.

EM PROCESSAMENTO O pagamento recebido e o estoque foram reduzidos – o pedido está aguardando cumprimento. Todos os pedidos de produtos requerem processamento, exceto aqueles com apenas produtos digitais e para download . Se o pagamento tiver sido bem-sucedido e o pedido não contiver produtos digitais ou para download, o pedido será definido como Processamento .

Esta é a sugestão do proprietário da loja ou do armazém para enviar o pedido e marcá-lo manualmente como concluído .

CONCLUÍDO Pedido cumprido e completo – não requer nenhuma ação adicional Isso geralmente não é interessante porque tudo correu corretamente.
FALHOU O pagamento falhou ou foi recusado (não pago). O pedido pode ser cancelado manualmente, mas esse status pode aparecer se a janela de pagamento expirar. Isso pode acontecer por alguns motivos:

  • o pedido foi abandonado antes do pagamento ser concluídoA   janela de estoque em espera expirou sem resposta
  • Mesmas razões que Pendente
AUTENTIFICAÇÃO REQUERIDA O cliente deve preencher os requisitos para o SCA. Pode ocorrer quando:

  • um novo cliente faz uma compra
  • uma assinatura existente renova

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