Mídia social para comércio eletrônico: escolhendo as plataformas certas

Como você aprendeu em Nine Ways to Use Social Media , pode ser lucrativo para as lojas online priorizar o marketing de mídia social. Existem dezenas de plataformas e cada uma atende a um público único com diferentes interesses, características e locais.

Mas se exagerar demais o impede de ter sucesso. Então, em qual plataforma de mídia social você deve se concentrar e como você combina seus esforços para o sucesso? 

 

Comparando plataformas populares de mídia social

Facebook

Quem está aí?

Como o Facebook é a plataforma de mídia social mais usada, você pode alcançar:

O que você pode fazer? 

Uma plataforma de publicidade robusta permite que você alcance visitantes anteriores do site, direcione anúncios com base em interesses e afiliações, colete leads, promova conteúdo como vídeos, fotos ou depoimentos, envie mensagens diretas e muito mais. As lojas podem criar uma página comercial dedicada para compartilhar informações, reunir avaliações, ganhar seguidores e interagir com fãs. 

Você também pode construir uma loja no Facebook onde os usuários podem visualizar produtos convenientemente na plataforma e, em seguida, comprá-los em seu site WooCommerce. Esta extensão sincroniza todos os dados da sua loja para que você não precise adicionar manualmente cada produto.

Quem deve usar? 

Quase qualquer marca pode encontrar uma maneira de explorar o público diversificado e as ferramentas do Facebook. Se você só consegue se concentrar em uma plataforma de mídia social, geralmente esta é sua melhor aposta.

Instagram 

Quem está aí?

Com o Instagram, você pode alcançar:

  • 37% dos americanos e até 75% dos jovens de 18 a 24 anos . 
  • Mais mulheres do que homens. 
  • Fãs de quase tudo: moda, carros, comida, natureza, esportes, viagens, bem-estar e muito mais.  

O que você pode fazer?

O Instagram é centrado em imagens. Embora você possa adicionar texto e interagir com os seguidores, a maioria das pessoas rola rapidamente o feed e pára para admirar as fotos de que gosta. 

É propriedade do Facebook, então você pode pegar carona na plataforma de publicidade do Facebook para alcançar os usuários do Instagram, mesmo se você não tiver um perfil para sua loja. Você também pode anunciar na plataforma do Instagram diretamente , embora a segmentação seja mais limitada do que no Facebook. 

Os influenciadores do Instagram se tornaram extremamente importantes para as empresas. Em alguns casos, eles são celebridades fora das redes sociais, mas muitos deles são famosos apenas pelo trabalho que fizeram no Instagram. Ao gerar conteúdo relevante e exclusivo, eles acumularam credibilidade e atenção de um grupo de pessoas interessadas em um determinado assunto. 

A parceria com o influenciador certo para promover seus produtos fornece validação instantânea para sua marca e ajuda você a atingir um público muito específico com o qual uma plataforma de anúncios geralmente não pode competir. 

Foto © https://www.stroopwafels.com/

Quem deve usar?

Para marcas altamente visuais como artistas, designers, butiques de roupas e joalherias, o Instagram é a maneira perfeita de encontrar mais pessoas que admiram sua estética. Mas as empresas em quase todos os setores podem encontrar uma maneira de expressar visualmente sua marca e seus produtos.

Twitter

Quem está aí?

Com o Twitter, você pode alcançar:

  • Público de cerca de 145 milhões de usuários , com anúncios pagos.
  • Cerca de 50 milhões de pessoas da América, 36,77 milhões do Japão e 14,1 milhões do Reino Unido. 
  • Em geral, pessoas mais jovens, com alto nível de educação, ativas na política e em causas comunitárias e ganham uma renda acima da média.

O que você pode fazer? 

Você pode enviar mensagens de texto com um limite de 280 caracteres. Hashtags (um sistema para organizar tipos de conteúdo) são muito importantes no Twitter, pois muitas pessoas os pesquisam para encontrar tweets relevantes. 

Nos últimos anos, fotos e vídeos se tornaram mais comuns. Tweets com multimídia e aqueles com hashtags têm melhor engajamento .  

Ao contrário do Facebook, onde você pode querer limitar a frequência de suas postagens, o Twitter se presta a várias atualizações a cada dia – até a cada hora, contanto que o que você diga agregue valor à comunidade. 

Quem deve usar? 

Se você espera alcançar jovens bem-educados que desejam aprender e assumir um papel proativo na sociedade, o Twitter pode ser a escolha certa. Também é útil para respostas rápidas de atendimento ao cliente. 

Youtube 

Quem usa?

O YouTube tem quase dois bilhões de usuários mensais e você pode alcançar:

  • 73% dos adultos nos Estados Unidos – é a plataforma de mídia social mais usada para adultos no país. 
  • 81% de 15-25 anos nos EUA
  • Público global – apenas um terço dos vídeos é em inglês e apenas 15% da plataforma é composta por membros dos EUA. 

O que você pode fazer? 

Você pode criar e publicar seu próprio conteúdo de vídeo, patrocinar vídeos de criadores populares e anunciar com banners ou anúncios em vídeo. Você também pode direcionar anúncios para pessoas com base em interesses, dados demográficos ou intenção de compra. 

Os anúncios do YouTube usam a mesma plataforma do Google Adwords , anúncios de remarketing e Google Shopping . A segmentação é menos precisa do que com o AdWords – embora você possa prever os interesses do usuário e a intenção de compra, não é exatamente o mesmo que aparecer quando alguém pesquisa “coleiras antipulgas para cachorros”. 

A pesquisa é fundamental no YouTube, o que funciona a seu favor. Alguém que é o comprador ideal para o equipamento de alvenaria que você vende pode pesquisar “como construir uma fogueira”. Ao criar um vídeo sobre esse tópico apresentando suas ferramentas, você pode conquistar clientes e ajudá-los a atingir seus objetivos. 

Quem deve usar?

Como o Facebook, quase qualquer empresa pode se beneficiar do YouTube. Mas isso é especialmente verdadeiro para aqueles cujos produtos precisam ser demonstrados ou podem ser exibidos no “estilo faça você mesmo”. 

Os vídeos podem funcionar para várias empresas. Você pode achar que os cosméticos não precisam de muita explicação, mas os tutoriais de maquiagem são muito populares . Se você vende aulas online, a criação de pré-visualizações com pedaços de conteúdo de alto valor pode convencer os espectadores a comprar o curso completo.

Pinterest 

Quem está aí?

Com o Pinterest, você pode alcançar:

Por quê isso é tão importante? Esse é o mesmo grupo demográfico que toma a maioria das decisões de compra nos lares americanos. Em outras palavras, embora o tamanho do público não deva ser ignorado, o poder de compra o torna uma grande oportunidade. 

O que você pode fazer? 

Como o Instagram, o foco principal do Pinterest são as imagens, mas também possui uma função de pesquisa poderosa, tornando-o um ótimo recurso para pessoas que planejam qualquer coisa, desde o menu do jantar desta semana até grandes atualizações caseiras, casamentos ou férias. 

Na verdade, muitas pessoas consideram o Pinterest mais um mecanismo de pesquisa do que uma plataforma de mídia social. Se alguém pesquisar “receitas saudáveis ​​do jantar de frango italiano”, dezenas de fotos aparecerão. Os usuários podem salvar rapidamente o que quiserem em “tabuleiros” e voltar mais tarde para fazer seu menu. Se sua empresa vende ingredientes, considere a criação de um alfinete atraente para uma receita que usa o que você vende. Alguém pode escolher essa receita, ver seu produto e incluí-lo em sua lista de compras. 

Foto © https://bambooclothing.co.uk/

Quem deve usar? 

Com a maioria das plataformas de mídia social, as pessoas estão interessadas em se divertir, obter informações e interagir com seus amigos. Para os profissionais de marketing, você deve interromper essa experiência com sua mensagem e esperar que os usuários reajam positivamente. Mas o Pinterest pode ser excepcionalmente lucrativo para as empresas porque as pessoas o usam ativamente para planejar compras :

  • 85% das mulheres planejam momentos da vida no Pinterest.
  • 58% das pessoas afirmam que ajuda nas decisões de compra.
  • 70% o usam para encontrar relógios e acessórios.
  • 50% usam para encontrar ideias de alimentos e bebidas.

Se seus produtos são muito visuais ou relacionados a eventos da vida que exigem planejamento – férias, reformas de casas, casamentos, roupas – você pode prosperar no Pinterest. 

Dica profissional: os painéis de grupo são uma ótima maneira de maximizar o seu tempo no Pinterest. Um quadro de grupo é construído em torno de um tópico específico – idéias de roupas, receitas saudáveis, recursos educacionais – e todos os membros contribuem com pins. Como o conteúdo que você publica em um painel de grupo atinge seus seguidores E os seguidores de outros membros, ele obtém um alcance muito mais orgânico. Você pode participar de conselhos diretamente no Pinterest ou usar ferramentas como o Tailwind Tribes para encontrar empresas com interesses semelhantes.

LinkedIn

Quem está aí?

O LinkedIn tem quase 700 milhões de usuários e você pode alcançar:

O LinkedIn é definitivamente uma plataforma para quem busca iniciar ou avançar em sua carreira e empresas que buscam talentos. 

O que você pode fazer? 

Você pode criar uma página da empresa para postar atualizações, fotos e outros conteúdos. Os membros da sua equipe também podem atribuir seus empregos à sua página. 

Os recursos de publicidade do LinkedIn são perfeitos para contratar novos funcionários ou formar relacionamentos comerciais e, como muitas outras plataformas de mídia social, você pode direcionar os visitantes anteriores do site ou fazer upload de listas de clientes. 

A melhor parte é sua capacidade de atingir pessoas com empregos em setores específicos, com determinados cargos ou que façam parte de empresas específicas. Portanto, se você deseja alcançar todos os representantes de vendas que trabalham em empresas em seu setor, pode fazer isso de forma bastante eficaz. 

Quem deve usar?

Se você está procurando novos membros para a equipe, vende para outras empresas ou oferece produtos que os profissionais podem achar úteis – roupas, gadgets, refeições que economizam tempo, móveis de escritório, etc. – o LinkedIn é o lugar para você. 

Redes sociais em ação

Para lhe dar alguma inspiração sobre como você pode usar melhor as mídias sociais para expandir seus negócios, criamos duas empresas fictícias e descrevemos como elas podem usar várias plataformas. 

Combinação de serviço e varejo: WooGroom

Apresentando WooGroom! Nossa empresa fictícia de cuidados com os cães tem um local físico onde prestam serviços e vendem produtos na loja. Eles também têm uma loja online que vende ferramentas de beleza.

Facebook: 

O Facebook é a base do WooGroom para todas as coisas sociais. Lá, eles postam avaliações, exibem seus endereços e informações de contato e compartilham fotos irresistíveis de cães e postagens úteis em blogs. Eles também conectaram sua loja WooCommerce para vender mais facilmente no Facebook e Instagram. 

WooGroom sabe que o conteúdo é rei, o que é uma grande parte do motivo pelo qual eles usam o WordPress e o WooCommerce juntos. A cada semana, eles publicam uma postagem de blog sobre cuidados com cães e usam o pixel de remarketing do Facebook para compartilhar essas postagens – junto com novas ofertas – com pessoas que já visitaram seu site. 

Ao mostrar regularmente cães bem cuidados junto com ótimas críticas, eles provarão seu valor para os compradores em potencial. Eles não anunciam ofertas especiais constantemente, mas quando o fazem, muitos de seus seguidores tornam-se novos clientes felizes!

Pinterest: 

O WooGroom cria novos pins todos os dias, exibindo fotos de antes e depois, novos produtos e dicas para cuidar da casa. 

Eles postam fotos com diferentes tipos de cães, cores e estilos para se conectar com todos em seu público. E como eles sabem o quão poderoso é o mecanismo de pesquisa do Pinterest, eles adicionam hashtags relevantes para que apareçam para clientes em potencial. Eles também participam de um conselho de grupo do Pinterest sobre cuidados com animais de estimação e alcançam um novo grupo de proprietários de cães.

WooGroom ganha seguidores que gostam de ver animais fofos em seu feed. A maioria deles são donos de cães e muitos compram xampus e outros suprimentos em suas lojas online. 

Instagram: 

As pessoas adoram seguir animais no Instagram – Jiffpom tem quase 11 milhões de fãs. Nosso tratador posta fotos de cachorros lindos e, com alguma publicidade e esforço, se conecta com donos de animais locais que querem que seus cachorros tenham a mesma aparência. 

WooGroom também tem parceria com um influenciador que compartilha fotos de seus cães depois que eles são preparados e posta vídeos usando seus produtos.

Youtube: 

O WooGroom cria vídeos de instruções que fornecem valor aos usuários que desejam cuidar de seus cachorros por conta própria, mas isso também leva a novos negócios, pois os espectadores ficam impressionados com o trabalho do WooGroom. Essa é uma forma apropriada de “se exibir” e geralmente é muito melhor recebida do que um anúncio perturbador. 

Durante esses vídeos, o WooGroom encontra uma maneira de apresentar naturalmente alguns de seus produtos de varejo e incluir links para compra. Não há necessidade de fazer um longo discurso de vendas, mas eles fazem referência a um conteúdo mais útil em seu site. Depois que os espectadores do YouTube leem esse conteúdo, o WooGroom pode alcançá-los novamente com anúncios de remarketing e transformar muitos deles em clientes. 

Negócios baseados em serviços: WooFirm 

Quando você pensa em mídia social, advogados, contadores e consultores financeiros podem não vir imediatamente à sua mente. Mas se eles puderem usá-lo para fornecer valor ao seu público-alvo ideal, eles também podem ter sucesso. Veja como nosso escritório de contabilidade fictício, WooFirm, usaria as mídias sociais:

Twitter:

Visto que as pessoas no Twitter frequentemente se envolvem com questões atuais, WooFirm se junta à conversa sobre eventos financeiros recentes com dicas e conhecimentos úteis. Hashtags são possivelmente mais importantes no Twitter do que em qualquer outra plataforma, então WooFirm as usa para encontrar conversas sobre tópicos relevantes. 

Alguém pode tweetar: “Preso neste problema do QuickBooks. Por que meus impostos sobre vendas não estão calculando corretamente ?! Algum #accountants aqui? #Socorro.” Ao responder rapidamente, a WooFirm ganha um novo seguidor e um futuro cliente. 

LinkedIn : 

A WooFirm cria postagens de blog de liderança inovadora de alta qualidade em seu site WordPress e as distribui no LinkedIn para estabelecer credibilidade com clientes em potencial. Eles usam a plataforma de publicidade do LinkedIn para alcançar tipos de negócios específicos e pessoas com cargos relevantes.

Quando a WooFirm tem vagas de emprego, eles as publicam no LinkedIn e anunciam para todos com educação relacionada à contabilidade em sua área. 

A equipe de vendas da WooFirm usa o LinkedIn para se conectar com antigos colegas e construir relacionamentos que se transformam em novos negócios. 

Facebook:

Os clientes do WooFirm estão no Facebook, então é um ótimo lugar para hospedar informações gerais de negócios e compartilhar atualizações, postagens de blogs e ofertas. 

Eles também usam o Facebook para fazer remarketing para clientes em potencial com conteúdo e conselhos valiosos e não intrusivos.  

Youtube: 

WooFirm sabe que os espectadores do YouTube frequentemente procuram soluções para problemas que possam resolver. Ao responder a perguntas comuns relacionadas à contabilidade, demonstrar um truque do Excel ou mostrar uma maneira mais rápida de concluir uma tarefa no QuickBooks, eles alcançam os proprietários de negócios de uma forma não intrusiva e transformam muitos deles em clientes.

Muitos governos em todo o mundo criaram programas financeiros especiais para ajudar as empresas durante a crise do COVID-19. Sabendo disso, WooFirm filma um vídeo sobre como se inscrever para obter assistência em sua área local e o publica no YouTube. Ele agrega valor à comunidade, é altamente relevante e inspira alguns proprietários de empresas a entrar em contato com a WooFirm para obter ajuda profissional.

Eles também entrevistam um cliente uma vez por mês e transformam isso em um vídeo de três minutos que conta uma história rápida e elogia seus serviços. Além do YouTube, a WooFirm posta este vídeo no Facebook, LinkedIn e em seu próprio site usando a hospedagem de vídeo do Jetpack para WordPress .

Apenas comece

Quase qualquer empresa pode ter sucesso nas redes sociais; o truque é escolher as plataformas certas e concentrar seus esforços. Use cada um para seus maiores pontos fortes, em vez de postar o mesmo conteúdo em todos os lugares. Ao combinar uma série de pontos de contato, você pode expandir seu público, demonstrar conhecimento, criar entusiasmo, capturar novos compradores e desenvolver a fidelidade do cliente.

 

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