Por que o plano de negócio é importante para sua loja?

  • Matéria originalmente postada em padmoney.com por Robelio Junior

Por que o plano de negócio é importante para sua loja?

Os empreendimentos digitais tem se mostrado como excelentes alternativas para driblar a crise financeira e isso faz com que as pessoas busquem abrir novas empresas. Mas para abrir um novo empreendimento nem sempre é uma tarefa tão simples como vemos várias pessoas falando, pois exige dedicação na elaboração do seu plano de negócio, que é essencial para qualquer empresa, esteja ela aberta ou ainda com a ideia em desenvolvimento.

Neste artigo vamos falar sobre o que é o plano de negócio e como você aplica ele em seu empreendimento, seja digital ou físico.

 

Mas o que é um plano de negócio?

O plano de negócio é um documento que irá descrever o seu empreendimento detalhando os objetivos e quais as ações necessárias para alcançá-los.

A elaboração do plano de negócio é muito importante, já que é através dele que você verá qual a viabilidade do seu empreendimento sob o ponto de vista estratégico, mercadológico, operacional e financeiro.

Ele é basicamente o seu mapa, onde estará detalhado todo o caminho que deverá ser percorrido para o sucesso.

Contudo, no momento em que estiver escrevendo o seu plano de negócio, seja sozinho, seja com algum sócio, é preciso estar bastante comprometido com ele, pois ele não deve se basear em achismos, mas sim partir de uma análise concisa sobre o mercado e o produto que quer comercializar.

Não faz sentido você colocar como meta ter um faturamento de R$ 100.000,00 nos primeiros 6 meses sem saber o que fazer para alcançar, simplesmente porque você “acha possível” atingir este objetivo. Por este motivo você precisa analisar o mercado.

 

Por que o plano de negócio é importante?

Todo projeto de sucesso começa com um bom plano. Isso vale para qualquer setor da sua vida.

Quando se está iniciando um novo empreendimento, o plano de negócio deve ser o seu pontapé inicial. Imagine você, ter uma ideia e desenvolver ela e no momento de lançar no mercado perceber que ela não é viável, seja pelo valor, ou pelo público ou por não ter recursos para colocar em prática.

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É exatamente por isso que você precisa ter um plano de negócio bem escrito, para que não seja “pego de surpresa” no momento de tirar sua ideia do papel.

 

E como fazer o plano de negócio?

Depois que você entendeu a importância de se ter um plano de negócio, agora vamos ver como fazê-lo.

Para fazer o seu plano, é preciso passar por algumas etapas, que são:

  • Sumário executivo
  • Análise de mercado
  • Plano de marketing
  • Plano operacional
  • Plano financeiro

Vou te mostrar o que é cada um destes passos para que entenda melhor ainda.

 

Sumário executivo

Esta é a primeira parte do seu plano de negócio. Aqui você irá resumir todas as informações mais importantes para o seu empreendimento, como: descrição do seu negócio, missão, descrição dos seus sócios e funcionários (caso esteja recrutando), quais os benefícios do seu produto, quem são os clientes que você quer alcançar e qual o valor está disposto a investir.

Não se preocupe em escrever “um livro” no seu sumário executivo, faça tudo em uma única folha, mas seja cuidadoso e realmente coloque o que você quer para seu negócio.

 

Análise de mercado

Na análise de mercado, você irá buscar saber qual será a aceitação do seu produto junto aos clientes que você quer atingir.

Neste momento também você pesquisará sobre seus possíveis fornecedores, quais são as suas disponibilidades, preços e prazos para pagamento.

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E neste ponto, da análise, você pesquisará sobre como está a concorrência para o seu nicho e também sobre o produto que quer oferecer.

 

Plano de marketing

Após fazer a análise de mercado, você então já definirá quem são os seus clientes e já sabe também como será a aceitação dele.

Então chegou o momento de fazer o plano de marketing para apresentar o seu produto aos seus potenciais clientes. Se o seu produto possuir um preço mais alto em relação aos seus concorrentes, será essencial você falar sobre os diferenciais do seu produto e mostrar a seu cliente porque ele deve comprar com você e não pagar mais barato com outra pessoa. Isso seria conceituar o seu produto. É muito importante que o seu cliente entenda que o seu produto ou serviço possui valor agregado.

Definindo o conceito, chega a hora de mostrar o seu produto e então você irá escolher qual é a vitrine que deseja usar, podendo ser um site, redes sociais, e-mail, buscadores ou todos eles. Defina o valor que deseja investir em marketing, mas não coloque as migalhas que sobrar, pois é com ele que você terá retorno de vendas.

 

Plano operacional

O plano operacional servirá para você descrever toda a operação do seu negócio.

Quando falo isso, me refiro a todo o processo de venda, contratação, compra, etc. Por exemplo: se você tiver um infoproduto, será necessário você saber em qual plataforma hospedará, se será necessário desenvolver um site ou usará alguma plataforma pronta e pagar pelo uso. Caso seja necessário um site, onde irá hospedar, qual será o seu domínio, qual forma de pagamento irá disponibilizar para o seu cliente, dentre outros tantos aspectos.

Se o seu produto for físico, neste plano você verá qual o tamanho necessário do imóvel que irá alugar ou comprar, se comporta os seus produtos e funcionários, se possui local para escritório e estoque.

Ou seja, tudo deve estar sendo colocado no papel, até mesmo para que você tenha os custos exatos de cada coisa.

 

Plano financeiro

Este é o último, contudo um dos mais importantes passos do seu plano de negócio que é o plano financeiro.

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O plano financeiro será uma junção de todos os passos anteriores, uma vez que agora você saberá quanto precisará investir para que o seu negócio seja montado.

Este planejamento fará com que você trabalhe o mais próximo possível da realidade, mas lembre-se: trata-se de uma estimativa. Então os valores podem alterar tanto para mais quanto para menos.

Após você ter conhecimento de quanto será necessário para abrir o seu negócio, você deverá definir se este valor será de recursos próprios ou de terceiros. Se for de terceiros, avalie bem o prazo de pagamento e a taxa de juros, para que não entre em um endividamento que não possa pagar e com isso colocar em risco o seu negócio e outros bens.

Agora que você já sabe como fazer um plano de negócio, hora de tirar aquela ideia do papel e colocar em prática. Este plano é aplicável não apenas para novos negócios, mas também para empreendimentos que já estão em funcionamento, mas precisa de uma oxigenação.

Caso tenha alguma dúvida, deixe sua pergunta nos comentários.

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